Quem Somos

Escritório de arquitetura e urbanismo que desenvolve projetos de arquitetura, urbanismo e também estende seu campo de atuação à cenografia artística, produção de projetos culturais, ensino, pesquisa e mobilidade urbana.

Estabelecida em 2003, a Grama atua há mais de 12 anos no mercado e tem buscado ao longo de sua produção soluções inovadoras em tudo aquilo que refere pensar e agir nas cidades: metodologias participativas, cartografias afetivas, contextualização urbana, paisagem, mobilidade, sustentabilidade e acessibilidade.

A experiência de projeto da equipe baseia-se em projetos diversificados que vão da escala doméstica ao desenho urbano. Produzimos arquiteturas para a casa, mobiliário e objetos, espaços de convivência públicos como praças e parques, economia criativa, projetos culturais e de artes, instalações temporárias e exposições, cenografia, educação, paisagismo urbano e paisagismo produtivo, intervenções no patrimônio histórico e contemporâneo, arquitetura hospitalar, espaços institucionais, plano diretor e reformas.

Para cada projeto é montada uma organização de trabalho própria e específica para melhor qualificação do produto oferecido, permitindo a formação de equipes de projeto variadas, inclusive com a participação eventual de colaboradores externos.

Fernando Henrique Tourinho Filho

Fernando Henrique Tourinho Filho

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Fumec (2010) investigador da cidade com trabalhos no âmbito da especulação imobiliária e zoneamentos urbanos com propostas críticas de produção da cidade.

Pesquisa

"Especulação: Lotes Verticais – Metros Cúbicos" – consiste na análise da especulação imobiliária no contexto atual, possibilitando a percepção vertical de zoneamentos urbanos e propondo outras formas de ocupação da cidade através de um ensaio.

Larissa Batista Leite Tredezini

Larissa Batista Leite Tredezini

Arquiteta e Urbanista formada pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2009) investigadora da cidade com trabalhos no âmbito da preciclagem e manifestações arquitetônicas no campo das artes plásticas.

Pesquisa

"Preciclopontos nas plasticidades" – o trabalho aborda os modos de descarte e consumo de eletroeletrônicos dentro do espaço urbano a partir de um exercício crítico cuja resolução se aproxima das reflexões das artes plásticas na medida em que supera as da arquitetura em si.

Luciana Souza Bragança

Luciana Souza Bragança

Mestre em Arquitetura e Urbanismo com ênfase  em Planejamento Urbano / Analise Crítica e Histórica da Arquitetura e Urbanismo pela UFMG em 2005, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

PESQUISA

"Do Planejamento da Circulação ao Microplanejamento Integrado" – a pesquisa empreendida no âmbito do mestrado e continuada na atuação docente e profissional questiona os processos de planejamento da cidade descolados do cidadão usuário e investiga possibilidades de crítica e superação dessa condição.

“Biomapas Comunitários”- a pesquisa investiga os processos participativos de mapeamento e projeto.

Colaboradores

Atamar Lorrani

Estuda Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Foi orientador de desenho técnico e professor de SketchUp pela Trena Ensino. Participou como colaborador do Concurso Parque Paranoá.

Fernanda Gomes Rabelo

Arquiteta e Urbanista pela Universidade FUMEC em 2008. Mestrado realizado na Espanha, na área de Sustentabilidade. Desde 2011 atua como sócio proprietária no escritório de arquitetura Estudio Cena, tendo realizado desde então distintos projetos residenciais, comerciais e projetos de interiores.

Participou do Projeto Paisagístico das áreas remanescentes às margens da Avenida Presidente Antônio Carlos.

Frederico Canuto

Arquiteto e Urbanista pela PUC MG em 2000. Mestre em Planejamento Urbano / Analise Crítica e Histórica da Arquitetura e Urbanismo pela UFMG em 2005. Doutor em Poéticas da Modernidade pela Faculdade de Letras da UFMG em 2012. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

 Investigador do Projeto de Pesquisa Default Urbano, participou também do Projeto Paisagístico das áreas remanescentes às margens da Avenida Presidente Antônio Carlos, e do Projeto Parque Fluvial do Rio São Francisco em Januária-MG.

 

Paula Vilela

Arquiteta e Urbanismo pela Universidade FUMEC em 2007. Pós graduação em Processos Criativos em Palavra e Image, pela PUC Minas em 2009, e técnica em Comunicação Visual pelo INAP em 2011. Após a conclusão do curso de graduação, direcionou seus estudos para as artes visuais.

Participou do Projeto Paisagístico das áreas remanescentes às margens da Avenida Presidente Antônio Carlos e do Concurso para a Orla Noroeste de Vitória.